quinta-feira, 21 de abril de 2011

Estranha e improvável alergia à água


Urticária aquagênica
A urticaria aquagênica é uma forma muito rara de reação alérgica a água. Existe somente uns trinta casos na literatura médica e se acredita que é devido a presença de um antígeno – substância que ativa o sistema imune – hidrosolúvel. Em contato com a água o antígeno se dissolve, atravessa a pele e faz com que as células de defesa liberem histamina, provocando o aparecimento de urticaria, coceiras e outros sintomas alérgicos. Mas não se trata de uma reação alérgica com liberação de histamina, como outras formas de urticária. Na realidade, é uma hipersensibilidade a íons encontrados em água não-destilada . Nas pessoas afetadas, água sobre a pele provoca urticária em 15 minutos, podendo este efeito demorar até 2 horas para desaparecer.
  Incidência é de 1 em 230 milhões de nascimento,cerca de 40 casos no mundo todo
Algumas vítimas enfrentam problemas com qualquer tipo de água (suor ou lágrima), outros são sensíveis somente a água doce outros à água salgada variando também a temperatura.
Os portadores das doenças se veem eternamente obrigados a tomar banho rápidos e frios, as manchas aparecem nos primeiros 15 minutos e pode levar duas horas ou mais para desaparecer.
Evitar ao máximo o contato com água e a vaselina pode ser usada para criar uma película protetora na pele, diminuindo a probabilidade e a intensidade das reações.



Fontes:http://www.priscilafisioterapeuta.com/2011/02/doencas-raras-urticaria-aquagenica.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário